Na manhã desta sexta-feira (15/10), foi votado e aprovado o Projeto de Lei da COSIP, que versa sobre o pagamento da taxa de iluminação pública que será arcada pelo consumidor.
O projeto de nº 023, foi enviado à Casa Legislativa no dia 01/10 pelo Poder Executivo da cidade de Fronteiras, ou seja, pelo Sr Prefeito, Eudes Agripino Ribeiro, fato que tem provocado discursão entre a população que passa por um momento financeiro delicado.
É importante ressaltar que o mesmo chegou à Câmara de Vereadores com a sugestão de que fosse votado de imediato sem apreciação prévia. Com sensatez, o vereador ZÉ ODON (MDB), como Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), impediu que a votação acontecesse a toque de caixa, para que a população tivesse conhecimento do projeto, bem como os demais colegas tivessem tempo para apreciar com cuidado o que seria votado, buscando sensibiliza-los a respeito.
O Poder Executivo, bem como a Equatorial, principais interessados na aprovação do projeto, argumentam que a prefeitura não tem como arcar financeiramente com a responsabilidade de pagar a iluminação pública da cidade de Fronteiras-Pi. Afirmam categoricamente que se trata de uma taxa irrisória que não pesará no orçamento da população, nem tão pouco na vida daqueles que dependem de benefícios do governo ou diárias esporadicas para manter sua família.
"Três reais faz falta sim no bolso daquele que está desempregado e vive de benefícios...", lembra o vereador ZÉ ODON.
Recentemente, Prefeitos de todo o Brasil, inclusive o de Fronteiras, comemoram a aprovação, precisamente nesta quarta-feira (6) da Pec 391/17, que injeta recursos EXTRA BILIONÁRIOS no Fundo de Participação dos Municípios já a partir de 2022, onde o Deputado Júlio Cesar, relator da PEC, afirma que as verbas adicionais terão caráter permanente.
Confira:
Vereador ZÉ ODON, EM SEU PRONUNCIAMENTO, FALA A RESPEITO E CONVIDA A TODOS A REFLETIR A RESPEITO.
Confira:
Fato que faz a população contestar quem tem condições de fato para pagar a taxa de iluminação pública no momento: a população ou a gestão?
"Ouro de tolo", foi o termo utilizado pelo vereador ZÉ ODON ao contestar à Equatorial sobre a isenção das famílias que usam até 30kw mensalmente em sua residência, uma vez que com o mínimo de eletrodomésticos como: 1 geladeira, uma TV, um ventilador e 01 lâmpada, já se ultrapassa essa margem de consumo.
Hoje, dia 15/10, data em que é comemorada o DIA DO PROFESSOR, Fronteiras é agraciada com a aprovação do projeto, através daqueles que representam veementemente o povo, levando por terra seus anseios e necessidades. Na oportunidade, o vereador ZÉ ODON começa seu pronunciamento parabenizando os professores pelo seu dia. Como poucos, o vereador ZÉ ODON se manteve fiel aos que ali representa e antes de votar se manifestou a respeito.
Confira:
VEREADORES QUE VOTARAM A FAVOR DO PROJETO
*Chico Dino
*Liege
*Mariana Sobrinho
*Jaidran
*Luis Angel
VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA O PROJETO
*ZÉ ODON
*Almir Freire
*Rodrigo Adelmo
Vereador ZÉ ODON VOTA CONTRA O PROJETO, SE COLOCANDO A FAVOR DOS MENOS FAVORECIDOS