Durante este sábado (16/05), um vídeo circulava nas redes sociais colocando em ênfase de forma negativa o trabalho realizado na barreira sanitária instalada no município de Fronteiras (PI).
Ao tomar conhecimento do fato, o Secretário Municipal de Saúde, Irwing Ferro, entrou em contato com o Portal Lagoa do Rato para se manifestar a respeito.
"Boa tarde!
Quero aqui manifestar meu total repúdio ao vídeo que está circulando em grupos de Whatsapp, onde duas pessoas "SEM CONHECIMENTO" da real situação que enfrentamos e que consequentemente não tem o mínimo de RESPEITO aos nossos agentes de vigilância, como também pela Polícia Militar que estão trabalhando diuturnamente contra essa pandemia, dando o seu melhor, com muita garra e coragem, comentaram que nossas barreiras não estão funcionando de forma eficiente nas entradas da cidade de Fronteiras.
A Secretaria de Saúde em parceria com a Vigilância Sanitária e a 4ª Cia de Polícia de Fronteiras, estão pioneiramente atuando à aproximadamente 60 dias, na tentativa de que o vírus não venha a ser proliferado de forma desastrosa no município.
Primeiro quero esclarecer que: nossas barreiras estão sim funcionando, na medida do possível e seguindo as escalas do comando da PM PI, na pessoa do Capitão Gilson Xavier. É importante esclarecer que todo ser humano tem sim o direito de um intervalo para o almoço bem como suas necessidades fisiológicas.
A única coisa que estamos pedindo a população, é que seja consciente e que colabore evitando sair de casa sem necessidade.
Bom seria se ao invés de estarem criticando o trabalho dos profissionais que estão na linha de frente contra o COVID-19 (no qual está sendo muito bem feito, por sinal), seja um voluntário e venha fazer parte do trabalho de fiscalização nas barreiras nos horários que por ventura possa se encontrar descoberto, devido a escassez de material humano para tanto.
Mesmo diante das dificuldades encontradas iremos continuar nossa luta, cada vez mais fortes e unidos. Informamos que estamos sempre conectados a equipes que estão atentas a qualquer movimentação de pessoas que por algum motivo estão chegando à nossa cidade, sendo assim localizadas e notificadas para que sigam as orientações preconizadas pela Vigilância Sanitária desde a orientações de comportamento e isolamento social que deve ser seguido criteriosamente por um prazo de 14 dias.
Agradeço a população fronteirense que na sua grande maioria está nos ajudando com denúncias anônimas e faço um apelo para que continuem a fazê-las, pois é de vital importância para o trabalho que estamos realizando.
O meu agradecimento todo especial aos nossos agentes e policiais que estão trabalhando incansavelmente em prol da nossa cidade.
Um abraço : Irwing Ferro - Secretário de Saúde Municipal de Fronteiras (PI)".
O Comandante da 4ª Cia de Polícia, Gilson Xavier, também se manifestou a respeito, confira:
"Boa tarde a todos !!!
Gostaria de deixar registrado que desde o início da quarentena do Coronavírus no estado do Piauí, a Polícia Militar, como instituição pública de segurança, tem se desdobrado para prestar os seus serviços em apoio aos órgãos de saúde e vigilância sanitária frente a essa pandemia. O trabalho tem sido árduo, enfrentamos muitas dificuldades, pois são tempos difíceis que ninguém jamais passou, contudo, vamos continuar dando o nosso melhor.
O trabalho desenvolvido não é individual, mas coletivo, e agora mais do que nunca precisamos do apoio de toda população, pois são pra eles que estamos dando o suor.
As barreiras sanitárias estão acontecendo no município de Fronteiras e em outros municípios do Piauí com o apoio da Polícia Militar aos órgãos competentes que são, a vigilância sanitária e as equipes da saúde. Vamos continuar fazendo o planejamento de apoio a esses órgãos pois eles são a ponta da lança no combate a Covid19.
Já identificamos o autor do vídeo e já fizemos um Termo Circunstanciado de Ocorrência em seu desfavor, importante saber que nesse momento complexo que estamos passando, cada um responde pelo ato praticado, o procedimento será encaminhado a justiça para as medidas cabíveis.
Já identificamos o autor do vídeo e já fizemos um Termo Circunstanciado de Ocorrência em seu desfavor, importante saber que nesse momento complexo que estamos passando, cada um responde pelo ato praticado, o procedimento será encaminhado a justiça para as medidas cabíveis.
Cap Gilson
Cmt da 4ªCia/4ºBPM".