Separadamente, alguns setores foram ainda mais longe, como “Cidades Protegidas”, a qual conquistou a classificação de “ALTAMENTE EFICIENTE”. Além desta, as gestões fiscais, governo e saúde obtiveram “B+”, consideradas “MUITO EFICIENTES” e a educação foi “B”, “EFICIENTE”. Os questionários do IEGM foram aplicados de 3 a 28 de junho deste ano
Nesta terça-feira (03), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) divulgou o resultado do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Os dados analisados referem-se ao exercício de 2018 e são resultado da avaliação da qualidade dos gastos, políticas e atividades municipais, verificando as necessidades sociais.
O Índice leva em conta sete dimensões da execução do orçamento público: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.
A gestão da prefeita Maria José colocou Fronteiras dentre os 24 municípios a obterem a maior nota de avaliação em 2019, classificada como “B”, “EFETIVA”.
Separadamente, alguns setores foram ainda mais longe, como “Cidades Protegidas”, a qual conquistou a classificação de “ALTAMENTE EFICIENTE”. Além desta, as gestões fiscais, governo e saúde obtiveram “B+”, consideradas “MUITO EFICIENTES” e a educação foi “B”, “EFICIENTE”. Os questionários do IEGM foram aplicados de 3 a 28 de junho deste ano.
O resultado da avaliação é a comprovação da forma correta e transparente da gestão do município e foi parabenizado por órgãos de gestão estadual e nacional, como a Associação Piauiense de Municípios (APPM).
“É um avanço significativo e as boas práticas de gestão nesses municípios devem, certamente, ser tomadas como exemplo para os demais gestores”, pontua o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura, prefeito de Água Branca, cidade que está entre as 24 com Gestão Efetiva. (FONTE: APPM)
A União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME), que cumprimentou as gestões educacionais que atingiram índices A, B+ e B, também destacou Fronteiras.
A gestão comemorou o feito e destacou a união e comprometimento dos servidores para juntos colocarem Fronteiras em posição de destaque no estado do Piauí.
Dentre os 224 municípios do estado, na soma de todos os índices, unindo os resultados diversos avaliados, 86 municípios encontram-se em baixo nível de adequação (“C”), 114 em fase de adequação (“C+”) e apenas 24 em avaliação efetiva (B).
Fonte: Piauíemfoco.