27 de junho de 2019

SELO UNICEF - Fronteiras/PI realiza REUNIÃO INTERMEDIÁRIA DE ACOMPANHAMENTO desta Edição 2017-2020.



Na manhã deste dia 27-06-2019 com início às  10:00h, na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação aconteceu a Reunião Intermediária de Acompanhamento do Selo Unicef (Ed.2017-2020).

É um momento ideal para fazer a avaliação e reflexão sobre as atividades desenvolvidas pelos municípios no Selo UNICEF, considerando que chegamos à metade do percurso desta edição (2017-2020). Sendo considerado Município Destaque em realizações!

Durante a reunião, foi feita a análise da evolução dos indicadores em relação ao panorama inicial – apresentado no 1º Fórum Comunitário. Este momento também serviu para reforçar o comprometimento público dos atores (como Prefeita, Secretários municipais, Vereadores, Direções escolares, NUCA e CMDCA) com a realização do Selo UNICEF. 

A realização da Reunião Intermediária de Acompanhamento também compõe o Resultado Sistêmico 17.2 - obrigatório para obtenção do Selo UNICEF. 

Objetivos da Reunião Intermediária de Acompanhamento:

1. Analisar a evolução dos indicadores em relação ao panorama inicial (Linha de Base) e informações sobre a implementação das ações e iniciativas previstas no Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, a partir do Relatório de Meio-Período;


2. Analisar as escolhas que vêm dando certo no município e também as que podem ser aperfeiçoadas, refletindo-se sobre os motivos dos sucessos e desafios de cada iniciativa realizada.

3. Analisar se o que foi proposto está de fato sendo realizado e fazer ajustes e adequações no Plano de Ação.




Dando prosseguimento, o articulador do SELO UNICEF, Matheus Sousa, facultou a palavra aos demais participantes para que os mesmos fizessem a sua avaliação do trabalho que foi desenvolvido até momento. Na oportunidade, a supervisora de ensino, Hidelgárdia Bezerra, acrescentou a importância de dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado e afirmou que a Secretaria de Educação continuará à desenvolver todos os projetos junto às escolas municipais a fim de alcançar a meta tão esperada.


A diretora da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, Joaquina Girlúcia, lembrou que ao assumiu a escola no início da gestão se deparou com muita distorção idade série. Em razão disso, o nível dos alunos estava bem homogêneo, mas com o apoio da Secretaria de Educação e da Prefeita Maria José, houve uma melhora significativa, e que as ações que foram estabelecidas para a escola através das ações do Selo foram de muita valia, sendo assim a equipe do Nossa Senhora de Fátima permanece firme e forte em busca do Selo.

 
A coordenadora das Escolas da Zona Rural, a professora Dores Lene, falou que quando começou o trabalho na Zona Rural encontrou muitas dificuldades e que hoje diante do apoio da secretária de educação Veronica Pereira e da prefeita Maria José percebe que houve um avanço de 80% no aprendizado daqueles alunos. “Existia uma resistência entre pais e professores que com o passar do tempo foi quebrada...hoje os pais, alunos e professores vivem em uma integração só”, lembra.
 

A diretora do Hermínio José Ribeiro, Luíza Maria, também falou da dificuldade que encontrou no início do ano de 2017 se deparando com muita distorção idade série. “No início, os pais dos alunos não aceitavam trazer os filhos da escola do Bela Vista para as escolas do centro, mas com muito trabalho conseguimos conscientizá-los de que era uma melhoria para seus filhos. Nós que fazemos o Hermínio José Ribeiro estaremos prontos para ajudar na busca do Selo Unicef”, falou.
 

O Secretário Municipal de Saúde, Dr Alexander Sampaio, falou que já havia trabalhado dentro da Secretaria de Saúde em outras edições com ações como estas e que estará pronto para ajudar no que for possível. “Alguns problemas que foram apontados como nossos tratou-se de uma falha do sistema tanto a nível municipal como a nível estadual, mas a secretaria municipal de saúde já contratou um técnico para resolver esse problema”, afirmou.
 

A Secretária de Assistência Social, Bruna Bezerra, falou que é a primeira vez que participa das ações do Selo Unicef, mas que dentro das condições que a secretaria oferecer, a mesma se compromete em fazer o possível para ajudar na conquista do Selo Unicef.
 

O Vereador Juraci Bezerra e o Secretário da Juventude, Caio Bezerra, mesmo com as dificuldades se comprometem em ajudar no que for possível para a conquista do Selo Unicef. Juraci também falou em nome da pasta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na pessoa de Célia Alves, que por motivo de força maior não pôde se fazer presente mas que se compromete em ajudar nas ações que lhe for confiadas.



A Prefeita Municipal, Maria José, à princípio falou que este SELO UNICEF é muito importante para o município de Fronteiras-Pi, e que como prefeita vem e vai continuar apoiando as secretarias para a conquista do mesmo, pois mesmo diante das dificuldades financeiras, apoiará  todas  as ações, e pediu à todas as secretarias que desenvolvam suas ações dentro daquilo for designado, pois a conquista deste Selo não será apenas das secretarias de Educação, Saúde ou Assistência Social, e sim uma conquista de todos para com o município.   


Além da Prefeita Municipal Maria José se fizeram presentes: o Vereador Juraci Bezerra, o Secretário da Juventude - Caio Bezerra, a Secretária de Assistência Social - Bruna Bezerra, o Secretário de Agricultura - Dr Wilson Batista, o Secretário de Comunicação - Clediomar Sousa, bem como todas as diretoras e coordenadoras das escolas municipais.































































































Fotos: Luana Martins

COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)