Na manhã desta terça-feira (31), na sede da 16ª Gerência Regional de Educação de Fronteiras - PI foi promovido, no auditório desta gerência, um Curso de Treinamento em Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos junto às merendeiras das escolas estaduais jurisdicionadas a 16ª GRE.
No primeiro momento, a Gerente Regional de Educação, Nazaré Antão, deu boas vindas a todos os participantes e falou da importância desse curso para as merendeiras das escolas estaduais.
O curso foi ministrado pela mestra em nutrição Ana Elisa Ramos que apresentou detalhes sobre os manipuladores de alimentos, microrganismos, doenças transmitidas por alimentos (DTA) e surtos, boas práticas de higiene, comportamentos proibidos na cozinha, saúde dos colaboradores, higienização das mãos, dentre outros.
Ao final, os participantes tiveram ainda orientações sobre os equipamentos de proteção individual e a obrigatoriedade no uso do uniforme, que teve como objetivo sensibilizar os manipuladores de alimentos das escolas estaduais participantes acerca da importância da qualidade sanitária da alimentação ofertada pela escola. Segundo a nutricionista Ana Elisa, a realização aconteceu diante da necessidade de promover ações intersetoriais entre saúde e educação, como garantia da qualidade sanitária da alimentação destinada aos alunos na escola.
A capacitação com os servidores do segmento é uma ação constante da 16ª GRE, reforçada ao início de cada período escolar no intuito de oferecer a devida qualidade à alimentação aos alunos.
Ana Elisa para ministrar esse curso contou com o apoio dos seus colegas de GRE em especial a coordenadora Michele a qual s manteve inteiramente participativa durante o curso.
Confira as imagens:
Texto: Lagoa do Rato
Fotos: Eduardo Sá