Na noite desta sexta-feira (16), aconteceu no pátio da UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AQUILES DE SOUSA (Sousão) a Cerimônia de posse dos candidatos eleitos a diretoria dos
Grêmios Estudantis das Escolas Públicas Municipais de Fronteiras - PI e
implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do Selo Unicef
edição 2017-2020.
Como já fomentado e discutido, o Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. A proposta dos Grêmios Estudantis e do NUCA então, é articular adolescentes para mudar os locais em que estão inseridos, por meio de formação e atividades de transformação, sejam elas no âmbito escolar ou em meio a sociedade.
As Direções das escolas UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (Girlúcia Leite), UNIDADE ESCOLAR HERMÍNIO JOSÉ RIBEIRO (Luísa) e UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AQUILES DE SOUSA (Graça Silva), se fizeram presentes junto as demais autoridades, diretores, coordenadores, secretários, comunidade escolar, pais ou responsáveis e alunos do município para empossarem os estudantes que estarão frente a esse novo passo.
A Secretária Municipal de Educação VERÔNICA MARIA PEREIRA RIBEIRO fez o seu discurso mencionando a importância desse novo passo junto a responsabilidade a qual estes alunos estarão enfrentando a partir dali, e finalizou ainda dizendo que: "A criança e o adolescente hoje é o profissional que teremos amanhã."
O Articulador desta edição do Selo (2017-2020) RAONI SOUSA, fomentou o compromisso de fazer das crianças e adolescentes
uma prioridade do município; fazendo com que elas tenham direito a um protagonismo juvenil, lembrando da habilidade no desenvolvimento de ações de
comunicação para a mobilização social.
O Mobilizador MATHEUS SOUSA também desta edição, tornou público em seu discurso o Estatuto do Grêmio Estudantil, assim como também o termo de responsabilidade e aceite que os pais assinaram e conheceram ao apoiar os filhos nessa nova jornada. Ainda fazendo o uso da palavra, o mesmo mostrou como funciona o NUCA, e explicou que a metodologia usada para a formação do mesmo foi a construção dos Grêmios Estudantis, que viabilizarão o trabalho diretivo nas escolas no intuito de tornar real a participação dos adolescente em todos os processos.
Após dado como encerrada a cerimônia, todos foram convidados à uma pequena confraternização e sessão de fotos.
Confira:
Texto: Mateus Sousa
Foto: Clediomar Sousa
Foto: Clediomar Sousa